Imagem capa - Fresh 48 X Newborn: quais são as principais diferenças entre os dois ensaios por Mayara Barbosa Fotografia
Em Foco

Fresh 48 X Newborn: quais são as principais diferenças entre os dois ensaios




Olá, meus amores! Como vocês estão?

Hoje é dia de falar de fotografia!!! Pensa no quanto adoramos tagarelar sobre isso hahaha... 

Bom, divulgamos há pouco tempo nosso primeiro Ensaio Fresh 48 e várias mamães gostaram, mas confundiram com o Ensaio Newborn ou ficaram com dúvidas sobre as diferenças entre os dois. Por isso viemos aqui explicar resumidamente como eles funcionam e falar sobre as peculiaridades de cada um. Vamos lá?


1) Fresh 48

É uma nova tendência que está super em alta em países como os Estados Unidos e o Reino Unido e está chegando aos pouquinhos aqui no Brasil. O Fresh 48 consiste em registrar as primeiras 48 horas de vida de um recém-nascido. Normalmente é feito ainda na maternidade ou hospital onde a mamãe deu à luz (isso porque aqui no Brasil é raro a mamãe e o bebê terem alta antes de 72 horas), ou em casa nos casos de parto humanizado. Assim que a mamãe nos procura, entramos em contato com a maternidade ou hospital para sabermos quais são as regras de visitação e fotografia no local, quais são as burocracias, autorizações e tudo mais que é necessário levar ou assinar para evitarmos qualquer problema durante o ensaio. Depois de tudo resolvido, vamos até o endereço que a família se encontra e ficamos no quarto por até 2 horas (já que a maioria dos hospitais e maternidades não permitem uma permanência maior), e fotografamos tudo que acontece nesse período: visitas, trocas de fralda, banho, trocas de roupa, mamadas, todos os detalhes possíveis do bebê como mãozinhas, pezinhos, cabelo, etc e momentos de puro amor com os pais. 

É um ensaio DOCUMENTAL, e esse termo é importante para entender a diferença entre o Fresh 48 e o Newborn, pois isso quer dizer que não encostamos no bebê, não posicionamos ou dirigimos nenhum dos integrantes da família, não alteramos a iluminação e nem nada que faça parte do ambiente. Isso nos permite uma edição e um tratamento das imagens bem mais simples e rápido e por isso os pais recebem mais fotos.


2) Newborn

Já no Ensaio Newborn, trocamos a espontaneidade pela PRODUÇÃO, outra palavrinha-chave para entender as diferenças dos dois ensaios. O Newborn é feito entre o 5º e o 12º dia de vida do bebê, dentro do Estúdio, onde temos um ambiente todinho preparado e adaptado para recebê-lo. No Estúdio a iluminação é controlada, assim como a temperatura, a umidificação do ar e a higienização, fatores importantes já que dessa vez nós manipulamos o recém-nascido. Agora sim há preocupação com cenários, figurinos e poses, tanto para o bebê quanto para os familiares. 

É importantíssimo destacar que é necessário ter estudo específico em fotografia newborn para garantir um ensaio seguro e confortável para todos, especialmente para o recém-nascido. É uma sessão demorada, que pode ter até 5 horas de duração, pois dependemos do relaxamento e do sono profundo do bebê para que possamos posicioná-lo com mais facilidade e conforto. Estamos sempre atentas às necessidades e aos limites de cada recém-nascido e sempre alertamos os pais que nem sempre o ensaio sai como planejamos, pois damos prioridade ao conforto e à segurança do pequeno. 

É um ensaio extremamente delicado, que requer preparação e uma enorme responsabilidade por parte do(a) fotógrafo(a), por isso, estejam sempre 100% seguros na hora de escolher um(a) profissional para esse ensaio, pois você estará entregando o seu bebê nas mãos dele(a).

A pós-produção também é um dos fatores que diferenciam os dois ensaios. No newborn contamos uma um tratamento de imagem mais pesado, no qual além de corrigirmos elementos como iluminação e cor, tratamos de corrigir também pequenas imperfeições de pele como acne neo-natal, manchinhas avermelhadas, icterícia, descamação, e etc, muito comuns nos recém-nascidos. É um tratamento de imagem muito mais detalhado, pontual e demorado, por isso entregamos menos fotos aos pais.


*Vale dizer que um ensaio não exclui necessariamente o outro. Embora haja pouca diferença de tempo entre os dois, já é possível notar várias mudanças, ainda que sutis, no bebê e por isso gostamos de dizer que um ensaio complementa o outro. No fresh 48 você terá fotos espontâneas que vão te remeter diretamente ao momento do parto, enquanto no ensaio newborn você terá fotos mais artísticas,  das quais você poderá participar desde a produção, escolhendo itens como cartela de cor, figurinos e cenários.


Bom meus amores, espero que esse post tenha esclarecido um pouco as dúvidas de vocês, mas qualquer coisa já sabem, né?! É só comentar aqui sobre o que você gostaria de saber que teremos o maior carinho de responder!


Obrigada!