Imagem capa - Ensaio Produzido X Ensaio Documental: quais são as diferenças desses dois segmentos? por Mayara Barbosa Fotografia
Em Foco

Ensaio Produzido X Ensaio Documental: quais são as diferenças desses dois segmentos?

Olá, meus amooores! Como vocês estão? Hoje o assunto é fotografia, então "senta que lá vem história" hehe.

Como tenho as duas opções aqui no estúdio, percebo que a maioria das mamães não conhece a diferença desses dois segmentos, então hoje separei alguns tópicos para ajudar vocês a escolher o ensaio perfeito para a sua família. Vamos lá?




1) Ensaio Produzido


Eu apelidei de ensaio produzido todo aquele que precisa de algum tipo de preparação ou intervenção, como cenário, figurinos, posicionamento, etc. Um bom exemplo de ensaio produzido é o Ensaio Newborn já que ele contém justamente os três itens. Aqui não teremos muita espontaneidade (embora a titia aqui adore registrar caretinhas dos nenéns), já que eu posiciono o bebê e acrescento acessórios e detalhes à foto, "produzindo" o seu resultado. Isso também acontece com o Ensaio Gestante. Apesar do posicionamento aqui ser da mamãe, eu estou direcionando ela e a sua família o tempo todo, alterando a luz e o cenário e manipulando o seu resultado.

E por falar em manipulação, aqui temos outra diferença: a pós-produção! Pós-produção é o que eu chamo de lapidação da foto. Ela já foi pensada e produzida antes, mas a pós-produção é feita para deixá-la ainda mais alinhada. É aqui que eu uso os softwares Ligthroom e o famoso Photoshop e é aqui que vou aperfeiçoar a iluminação, melhorar as cores, destacar o que eu quero e disfarçar o que não é necessário, e, no caso do ensaio produzido, é aqui que eu farei os ajustes pontuais, ou seja, tirar as manchinhas de pele, as estrias, celulites, qualquer gordurinha indesejada, é aqui que vou arrumar o cenário também, melhorando o fundo, manipulando cores e por aí vai.




Todo esse cuidado faz com que tanto o ensaio quanto a pós produção sejam mais minuciosos e, portanto, demorados. No tratamento da imagem eu fico em média de 30 a 40 minutos por foto. Por isso há, no ensaio produzido, um limite de fotos. Isso me ajuda a manter um fluxo de trabalho bacana e não ter um prazo muito extenso para a entrega. Como trabalho com pacotes personalizados, o número de fotos que a cliente procura altera o valor e o prazo de entrega e assim eu consigo atender todo mundo.



2) Ensaio Documental


Esse já é um ensaio mais simples, que não possui cenários ou produções específicos, normalmente é o cliente que providencia os figurinos (embora possa sempre contar com a minha ajuda) e aproveitamos o ambiente como ele é (pode ser um parque, uma praia ou mesmo a residência do cliente). 

Eu trabalho com ensaios documentais mais naturais, espontâneos, apenas registrando o momento como ele é e interferindo o mínimo possível nas fotos. Embora eu sempre esteja dando dicas e procurando aproveitar ao máximo o ambiente, procuro deixar a família a vontade para seus momentos de carinho e brincadeiras.


Isso se reflete também na pós-produção. Aqui os ajustes são mais simples e rápidos, sendo normalmente só correção de cores e iluminação. Por isso aqui temos um tratamento de imagem bem mais prático e, portanto, consigo entregar quase todas as fotos em valores e prazos bem razoáveis. 


Bom, amorecos, creio que essas são as principais diferenças entre os dois ensaios. Sempre indico o ensaio produzido às mamães que curtem fotos mais românticas e/ou sensuais, e o ensaio documental às mamães mais descontraídas e brincalhonas, que curtem fotos mais espontâneas. Os dois ensaios são super divertidos de fazer e claro, são uma lembrança maravilhosa!




Então isso, meus amores! Espero que vocês tenham gostado do conteúdo e que ele tenha sido útil para te ajudar a encontrar o ensaio ideal para a sua família. Mas se ainda ficou alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários que eu terei o maior prazer em responder!

Um beijo enorme a todos vocês!

Titia May