Imagem capa - 5 Dicas para escolher o seu Fotógrafo Newborn  por Mayara Barbosa Fotografia
Truques e Dicas

5 Dicas para escolher o seu Fotógrafo Newborn

Olá, meus amores! Tudo bem com vocês?

Hoje é dia de falar um pouquinho sobre fotografia. Trabalho com bebê há quase 2 anos e já vi várias vezes mamães arrependidas por não terem feito o ensaio newborn, ou chateadas com o fotógrafo escolhido, ou mesmo com histórias bizarras sobre a forma como o profissional trabalhou (como uma mamãe que me contou que a filhinha de uma amiga dela pegou piolho, isso mesmo: PIOLHO! durante o ensaio), e por isso vim aqui apresentar 5 dicas que vão te ajudar bastante na hora de registrar esse momento tão importante na sua família. Vamos lá?


1) Planeje com antecedência

Eu sei que a vinda de um bebê muda muita coisa na rotina de uma família, principalmente depois que ele nasce. Por isso é importante planejar o ensaio ainda durante a gestação. Faça uma lista dos profissionais que atendem no seu bairro, seja com estúdio fixo ou a domicílio, entre em contato com eles e, se for o caso, agende uma visita. Planejando com tempo, você poderá tirar todas as suas dúvidas, entender como funciona a sessão e dependendo do caso, até escolher uma forma de pagamento diferenciada.

* Tentar fazer um Ensaio Gestante com o mesmo fotógrafo pode ser uma ótima maneira de conhecer o seu trabalho!


2) Atormente o/a fotógrafo/a

Sim, você leu certo. Atormente, apurrinhe, teste a paciência dele ou dela com todas as perguntas possíveis e imagináveis. Você não tem obrigação de saber como esse ensaio funciona, mas o profissional que está te atendendo tem obrigação de tirar todas as suas dúvidas sim. Pergunte sobre o ensaio, como funciona, pergunte sobre o estúdio, sobre seu portfólio, seus cursos, há quanto tempo trabalha no ramo... Uma das chaves secretas para um ensaio tranquilo é uma mamãe tranquila, e essa segurança é adquirida com tempo e paciência, portanto não tenha vergonha de tirar todas as suas dúvidas, pois assim você estará mais segura de que o profissional escolhido é o certo para registrar os primeiros detalhes do seu bebê.


3) Conheça o profissional pessoalmente

Ah, essa dica é de ouro! Se for possível, visite os estúdios previamente escolhidos e marque encontros com os fotógrafos que trabalham à domicílio. A conversa "olho-no-olho" vai aumentar ainda mais o seu nível de segurança com o profissional ou vai riscá-la da lista, e a visita no estúdio tem que ser meticulosa. Preste atenção na limpeza e organização do espaço, procure por certificados e fotos impressas, peça para ver os acessórios e como são acondicionados, as condições de climatização... isso tudo é muito importante num estúdio especializado em recém-nascidos. 


4) Não economize

Sim, bebês trazem muita alegria pra casa, mas também trazem muitos boletos hehehe. Sei disso. Mas se o ensaio newborn é um sonho para você e sua família, encare seus valores como um investimento. É um ensaio um pouco mais salgadinho sim, mas isso porque ele demora várias horas, tudo tem que estar muito limpinho, equipamentos esterilizados, ambiente quentinho e úmido e ÓBVIO: o profissional tem que ser especializado e capacitado para isso, afinal de contas, você estará entregando o seu maior amor, com cerca de 10 dias, na mão de um estranho. Eu sempre falo para as mamães que procuram pelo newborn que em qualquer outra sessão, o máximo que pode acontecer é você não gostar das fotos, ou do atendimento e claro, isso é uma baita chateação. Mas com o newborn mal feito, o bebê pode pegar doenças, ser machucado durante os posicionamentos ou arranhado pelos acessórios errados. Então, não economizem! É um investimento que você vai levar para a sua vida toda!


5) Confie no seu instinto materno

É estranho dizer isso, mas se você não se sentiu bem naquele ambiente ou com o profissional com o qual está conversando, apenas passe para o próximo até encontrar alguém que te faça sentir tranquilidade. O seu bem estar vai influenciar diretamente no andamento do ensaio, então é muito importante que você se sinta bem, se sinta acolhida e confiante com o fotógrafo escolhido. Vocês passarão algumas horas juntos fisicamente durante o ensaio, mas o trabalho dele será lembrado todas as vezes que vocês pegarem as fotos para olhar, então é importante que a experiência seja positiva para que as lembranças sejam todas felizes. 


Então é isso, meus amores! Qualquer dúvida a titia May está aqui para responder. E você? Como foi/é o seu relacionamento com o fotógrafo escolhido para registrar o seu bebê? Conta aqui pra gente no comentários!