26/05/2023 às 14:45 Para as mamães

Ensaio Newborn: como funciona a fotografia de recém-nascido

838
4min de leitura

Olá, meus amores!!! Tudo bem com vocês?

A fotografia Newborn chegou no Brasil há cerca de 5, 6 anos e ainda é novidade por aqui. Como ainda vejo algumas mamães com dúvidas sobre esse ensaio tão maravilhoso, resolvi fazer um post dedicado à fotografia desses pequenos seres de luz!

Quando fazer?

O Ensaio Newborn é feito bem no comecinho mesmo, idealmente entre o 5º e o 12º dias de vida, porém aqui no estúdio nós realizamos esse ensaio até os 30 dias do bebê. Isso porque as posições usadas no ensaio precisam ser feitas com o bebê beeem relaxadinho, de preferência com ele dormindo e nesse período - teoricamente - eles costumam entrar mais fácil no soninho profundo e costumam ficar mais tempo dormindo também. Além disso, nesses primeiros dias o bebê ainda é bem flexível, o que facilita no posicionamento e os deixa mais confortáveis e também porque normalmente as temidas cólicas ainda não apareceram. Mas é importante destacar que a amamentação e o bem estar da mamãe são mais importantes que a idade em si, por isso estendemos um pouco o prazo para realizar o ensaio.

Quanto tempo demora?

Normalmente o ensaio dura entre 3 e 5 horas do momento que a família chega até o momento que ela vai embora. Claro que não ficamos esse tempo todo fotografando, mas o ensaio demanda várias pausas para mamadas e trocas de fralda e produções. Sempre que há essas pausas, levo um tempinho acalmando novamente o bebê e o fazendo dormir novamente. Por isso peço para os pais deixarem o dia todo separadinho para o ensaio, assim não temos pressa ou horário para acabar e podemos levar tudo no tempinho de cada bebê, sem ansiedade nenhuma.

Quais são as demandas técnicas do Ensaio Newborn?

Eu acredito que o ensaio Newborn é completamente diferente de qualquer outro segmento da fotografia. Isso porque estamos lidando com um serzinho que acabou de chegar ao mundo e ainda precisa de cuidados especiais. A pele do recém nascido ainda é muito fininha e ele perde água e temperatura mais rápido que nós adultos, por isso é importante que o ambiente esteja sempre quentinho (em torno de 36 graus) e úmido (com a umidade em torno de 60%). O seu sistema imunológico ainda não está completamente formado, embora ele receba muitos anticorpos no colostro, então a limpeza do ambiente é importantíssima. Todos os props (gavetinhas, baldinhos, cestinhas e etc), mantas, roupinhas, touquinhas, pelos, absolutamente tudo que encostar do bebê precisa estar devidamente higienizado, ser devidamente acondicionado e não pode ter sido usado em outro bebê para evitar qualquer tipo de contaminação. 

O profissional também deve ser especializado na área, ter feito cursos específicos para esse tipo de fotografia para que ele saiba preparar seus equipamentos e o estúdio da maneira correta, além de posicionar corretamente o bebê, saber reconhecer seus limites e saber fotografar de maneira segura e confortável. Tem um post só sobre como escolher o fotógrafo aqui no blog para ajudar nesse sentido também.

Vale a pena fotografar um recém-nascido?

Vale MUITO a pena! Primeiro porque esses primeiros dias com o recém-nascido são uma verdadeira loucura e entre mamadas, visitas, muita privação de sono e muita fralda para trocar, então sair um pouco da rotina faz muito bem para descansar (mais uma vez destaco a importância de escolher com carinho o estúdio ou profissional, afinal o conforto dos pais também é importantíssimo). Segundo porque esses serumaninhos crescem por segundo e de um dia para o outro seus rostinhos já mudam. Os olhinhos desincham, as bochechas crescem, a pele descama e o cabelinho cai e cresce novamente. Em um mês eu garanto que seu bebê estará completamente diferente e só com as fotos do newborn e do parto que vocês se darão conta de toda essa mudança. E terceiro e último motivo pelos quais eu acho que vale a pena registrar esse momento é pela proximidade do casal. A rotina está toda bagunçada e entra mamadas e trocas de fralda, as vezes o casal fica de lado para dar lugar aos pais. Trocar olhares, carinhos, cheirinhos e beijinhos vai fazer um bem danado para esse casal incrível que está por trás desses pais carinhosos. 

Bom, meus amores, espero ter conseguido responder algumas das principais dúvidas com relação a esse ensaio maravilhoso, mas caso tenha ficado alguma coisa para trás, é só deixar aqui nos comentários que eu respondo com o maior carinho, ok? Ah, vale a pena destacar que cada bebê é único e tem seus limites, manias e particularidades, por isso parte de todo esse trabalho lindo é saber reconhecer o jeitinho de cada um!

Mayara Barbosa

Veja também:

5 Truques para acalmar o seu bebê

Os principais motivos para fazer um Ensaio Gestante

5 Ensaios que me fizeram chorar

26 Mai 2023

Ensaio Newborn: como funciona a fotografia de recém-nascido

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

amamentação bebes como funciona dicas ensaio gestante ensaio newborn ensaio seguro estudio fotografico foto de bebes foto de recem nascido foto newborn fotografa de recem nascido fotografa newborn fotografia fotografia de recem nascido fotografia newborn fotografo newborn gestação gestante gravida mães maternidade nenem newborn newborn photograpgy parto Pouso Alegre preço puerpério recem nascido seguranca truques valor

Quem viu também curtiu

26 de Mai de 2023

5 Dicas para acalmar seu bebê

26 de Mai de 2023

5 Dicas para escolher o seu Fotógrafo Newborn

26 de Mai de 2023

Ensaio Gestante: os principais motivos para registrar esse momento.

Olá, tudo bem? Sinta-se a vontade para me chamar no Whatsapp.
Logo do Whatsapp